sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O CASO DA SEDE DO NCA

UMA OPINIÃO MUITO PESSOAL
ou
JUSTIÇA PARA TRÊS FAMÍLIAS DE VERANISTAS
OU PARA CENTO E CINQUENTA CRIANÇAS MORADORAS DE ARAMBARÉ?
Analisando com olhos de hoje, parece que Arambaré já foi uma terra de ninguém.
Principalmente no período pré-emancipação, quando alguns donos de terras resolviam lotear pequenas ou grandes áreas ao seu bel prazer, não interessando qualquer organização de urbanidade. Não vamos levar em consideração a distribuição de rede elétrica, de água tratada, de telefonia ou de esgoto pluvial porque isto é “moderno” em Arambaré por ser recente. Vamos considerar apenas o traçado viário destes loteamentos. As ruas eram demarcadas de qualquer jeito, não interessando se elas fossem iniciar ou terminar nas vias já delimitadas da cidade ou se fossem conectar com as ruas do loteamento que estava sendo implantado ao lado. Por isso, muitas ruas, fora do centro, apresentam “cotovelos” no seu trajeto.
Pois o fato que trazemos para sua apreciação aconteceu com dois loteamentos vizinhos estabelecidos no Bairro Costa Doce. Dois proprietários venderam suas áreas, divididas em diversos terrenos, certos que estes dois loteamentos eram limítrofes, mas separados pela extensão da Rua Donário Lopes. Assim, um loteamento ficaria a leste e o outro a oeste da referida rua.
No entanto, os responsáveis pelo loteamento leste, provavelmente, não conheciam as reais dimensões desta área porque, divididos os terrenos não perceberam que a Rua Donário Lopes ficava a quase trinta metros de distância. Assim as quadras 27 e 82 (limitadas pelas Ruas Jacó Centeno ao norte, Lothar Hofstatter ao sul e Donário Lopes a oeste) ficaram com uma área vazia de quase 2.000 metros quadrados cada. Sem ter um destino determinado a área foi passada para o domínio da Prefeitura Municipal, que nunca registrou legalmente a sua posse.
Recentemente, a administração de Arambaré pretendeu abrir uma travessa de servidão fronteira as residências da quadra 82 que ficam de frente para esta área. A finalidade é de facilitar o acesso de três proprietários às suas casas já que isto ocorria (por falha e desatenção dos loteadores) atravessando a área sobrante vindos da Donário Lopes. Feito isto, era intenção da Prefeitura integrar a área a toda comunidade de Arambaré através de uma parceria com uma entidade de real interesse público.
A entidade escolhida foi o Núcleo dos Colorados de Arambaré – NCA, de reconhecidos trabalhos comunitários que desenvolve na cidade há quase seis anos. O objetivo principal é a Escolinha de Futebol do NCA que congrega em torno de 150 meninos e meninas, três vezes por semana, em atividades esportivas, educacionais, culturais, sociais, filantrópicas e de preservação do meio ambiente.
Num trabalho voluntário a Escolinha de Futebol do NCA busca a conjunção de esforços, a articulação de metas e a harmonia de procedimentos para preencher o tempo ocioso das crianças e adolescentes, orientando e ensinando a prática do futebol, respeitando a individualidade biológica e o seu desenvolvimento; utilizando o esporte como meio de socialização, interação e educação; desenvolvendo habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas, sem esquecer o aspecto social e descobrindo novos talentos como fator de integração e inclusão social.
Constituem objetivos específicos da Escolinha de Futebol do NCA, segundo o seu Regimento Interno, a relevância do trabalho voluntário e a integração entre o NCA, a comunidade e o poder público para propiciar às crianças e adolescentes a sua integração na sociedade, tornando-os cidadãos educados e conhecedores do respeito e da confiança, dos direitos e dos deveres, dos prazeres e das responsabilidades e da cortesia e do agradecimento; o incentivo e o apoio na busca de bons resultados na assiduidade, na disciplina e no aproveitamento escolar; a orientação, junto às famílias, da visita periódica ao médico e ao dentista, destacando os hábitos sadios de alimentação, a importância das vacinações e o acompanhamento biométrico de peso e altura e a prevenção do uso do álcool e das drogas.
Bem, em setembro de 2011, a Prefeitura Municipal e o Núcleo dos Colorados de Arambaré assinaram o Termo de Cedência em Comodato da área de 1.912 metros quadrados na quadra 82 entre as Ruas Lothar Hofstatter e José Neres Gama. A área seria destinada para a construção de um campo de futebol sete, dois vestiários e uma sala de aula para atender os alunos da Escolinha de Futebol do NCA.
Usando verbas advindas das contribuições sociais e de promoções extraordinárias, o Núcleo dos Colorados adquiriu a madeira e o arame necessários para cercar a área, aguardando a liberação da SEMA para o transplante de algumas árvores nativas que estão na linha da servidão a ser aberta pela Prefeitura.
Como a passagem para as três residências de veranistas que dependiam da abertura da servidão de acesso estava garantida pela Direção do NCA, foram iniciados os trabalhos de cercamento da área no final de outubro.
No entanto, as três famílias de veranistas se acharam prejudicadas, alegando que aquela área lhes pertencia já há anos a usavam para acesso às suas casas. Discutiram e ofenderam não só o funcionário encarregado para o trabalho, mas também diretores do NCA e o próprio Prefeito Municipal. Ameaçaram que, se fizessem cerca em torno da área, iriam derrubá-la. E cumpriram.
Constatado o dano ao patrimônio do Núcleo, a Direção buscou o registro de Boletim de Ocorrência na Brigada Militar local e o apoio jurídico da Prefeitura Municipal. Esta, sentindo-se ofendida no seu direito de ceder a área em comodato a uma entidade reconhecidamente de utilidade pública, solicitou medida cautelar junto ao Foro de Camaquã. Pois a decisão saiu no dia 13 de dezembro durante audiência das partes.
É do domínio de todos que “decisão judicial se cumpre”, mas esta parece que surpreendeu toda a comunidade de Arambaré.
Em primeiro lugar, a decisão sequer tratou do vandalismo e do extravio cometido e comprovadamente mostrado com testemunhas.
Em segundo lugar, e o mais importante, o interesse de cento e cinquenta crianças e adolescentes que usariam a área durante todo o ano foi desprezado em prol de três famílias de veranistas que vem a Arambaré de vez em quando. A atividade de valorização de cento e cinquenta crianças foi derrotada por marcas de pneus deliberadamente produzidas para, em fotografias apresentadas em juízo, “provar” que é o único acesso para as suas casas. O desenvolvimento social de cento e cinquenta crianças foi desprezado pela alegação de posse da área pela presença de floreiras, hortas e algumas árvores plantadas na área invadida.
Decisão de juiz se cumpre, mas uma decisão precisa atender em primeiro lugar o objetivo da sociedade. Por isso, cumpre-se, mas pode ser discutida.
Era esta a nossa “opinião muito pessoal” e, para terminar precisamos modificar a primeira frase deste texto. Dizíamos que parece que Arambaré não era de ninguém, mas agora sabemos: com a decisão do dia 13, Arambaré tem dono sim. São as três famílias de veranistas. Pelo menos daquela área da quadra 82.
Texto de Rogeris Luiz Mossmann

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DIREÇÃO DO NCA E ALUNOS DA ESCOLINHA DE FUTEBOL HOMENAGEIAM OS PROFESSORES.

     No dia 19 de dezembro, no Restaurante Acquarius, a Direção do NCA e seus familiares se reuniram para o Jantar de Fim de Ano. Durante a confraternização foi feita a homenagem do Núcleo dos Colorados de Arambaré - NCA e dos alunos da Escolinha de Futebol para os Professores FLÁVIO AUGUSTO DA SILVA CORRÊA e RUDIMAR CARDOSO PEREIRA por sua dedicação e empenho voluntário à frente de mais de uma centena de crianças e adolescentes. Há cinco anos estes Professores se responsabilizam com fidelidade e perseverança pela Escolinha.


Placa entregue ao Professor Rudimar.
Placa entregue ao Professor Flávio.
Momento da homenagem aos dois Professores.
Professor Flávio emocionado lê a mensagem dos seus alunos.
Professor Rudimar ficou surpreso com o reconhecimento dos alunos pelo seu trabalho.
Esta foi a homengem que os alunos assinaram para entregar aos Professores.
Para o FLÁVIO e o RUDIMAR.

Foram os teus olhos que fixei
quando me senti só diante do gol.
A cabeça gira e eu me pergunto: “E o que eu faço agora?”
Foram as tuas palavras que me orientaram,
mostrando o passe correto.
Foram os teus ensinamentos que
me mostraram o caminho certo que
 eu não encontrava entre a zaga.
Mas a minha inexperiência me fez perder a jogada.
“Como é que fui perder este lance?”
No entanto, o teu sorriso consolou-me.
A tua força interior era tudo o que
eu precisava para me apoiar.
Agradeço a tua amizade que, gentilmente,
tu me permitiste desfrutar.
Agradeço a tua energia que, positivamente,
muitas batalhas tu me ajudaste a ganhar.
Agradeço a tua força que, bravamente,
tu conseguiste me emprestar.
Agradeço o teu coração todo o carinho
que pudeste me dar.
Foi a tua mão que encontrei estendida quando
realmente precisei de um amigo.
Espero retribuir um dia a tua generosidade
de toda alma e coração.
Fico feliz por ter a tua amizade e
quero sinceramente te dizer:
TU ÉS UMA PESSOA MUITO ESPECIAL!
Homenagem dos Alunos e Alunas da Escolinha de Futebol
do Núcleo dos Colorados de Arambaré – NCA.
Dezembro de 2011

Texto de Rogeris Luiz Mossmann

ESCOLINHA DO NCA RECEBE VISITA DA ESCOLINHA SHOW DE GOLS DE GUAÍBA

Equipe de Futebol de Campo do NCA da categoria Pré-mirim (2000/2001)
Lance do jogo entre Pré-mirins em que o Joaninha do NCA "inferniza" os adversários.
"Os marcadores de verde vão sonhar com o Joaninha esta noite" - disse o treinador Flavio Correa.
Equipe de Futebol de Campo do NCA da categoria Mirim (1998/1999)
Equipe de Futebol de Campo do NCA da categoria Infantil (1995/1997)
Equipe de futsal do "Amigos do NCA" que jogaram com as camisetas do Navegantes.

     No fim de semana de 10 e 11 de dezembro a Escolinha de Futebol Show de Gols de Guaíba retribuiu a visita que a Escolinha do NCA fez durante o mês de novembro passado. Liderados pelo Professor Fabiano Garcia Muniz, a delegação guaibense ficou hospedada no Ginásio de Esportes do Grêmio Esportivo Navegantes que lhe serviu de dormitório e refeitório.

     Na tarde sábado, dia 10, usando metade do gramado do Estádio Zeca Lemos, ocorreram jogos de Futebol Sete entre equipes Pré-mirim, Mirim, Infantil e Juvenil das duas Escolinhas.
     A equipe Pré-mirim, que empatou sua partida em 3 x 3 com golos de João Gabriel, Gustavo e Taylor Guedes, jogou com Manuel, Gustavo, Albino, Luan, Arthur, Marquinhos e João Gabriel. Jogaram também Ítalo, Eduardo Barbosa, Gabriel e Taylor Guedes.
     A equipe Mirim, que ganhou a sua partida por 4 x 2 com golos de Jefferson (2) e Joaninha (2), jogou com Guilherme, Felipe Gonçalves, William, Eduardo Costa, Paulo Renato, Jefferson e Claudinho. Jogaram também Joaninha, Eduardo Barbosa, Gabryel, Alisson Oliveira e Ângelo.
     A equipe Infantil, que ganhou a sua partida por 7 x 2 com golos de Felipe Nogueira, Filipi, Alisson Oliveira, Mikael, Jackson, Gustavo Vieira e Ângelo Cibils, jogou com Evander, Mikael, Filipi, Vitor, Felipe Nogueira, Ângelo Cibils e Cacique. Jogaram também Gustavo Vieira, Tallifer, Jackson e Alisson Oliveira.
     A equipe Juvenil, que perdeu a sua partida por 3 x 2 com golos de Thailan e Mateus, jogou com Jardel, Jordan, Walter, Raphael, Thailan, Mateus e Tiago Fagundes. Jogaram também Cleiton, Davi, Cristiam, Billy Jones e Silvinho.

     Na manhã de domingo, dia 11, ocorreram os jogos de Futebol no gramado do Estádio Zeca Lemos entre as equipes Pré-mirim, Mirim e Infantil das Escolinhas do NCA e do Show de Gols.
     A equipe Pré-mirim, que ganhou sua partida por 3 x 1 com golos de Eduardo Barbosa, Luan e Joaninha, formou com Manuel, Eduardo Barbosa, Albino, Felipe Gonçalves e Tiaguinho; Luan, Arthur, Kauan e Taylor Guedes; Joaninha e João Gabriel. Jogaram também Eduardo Campos, Paulo Renato, Claudinho, Jefferson e Guilherme.
     A equipe Mirim, que ganhou a sua partida por 4 x 1 com golos de Filipi, Gustavo Vieira e Cacique (2), jogou com Guilherme, Vitor, Gabryel, Filipi e Paulo Renato; Mikael, Jackson, Tallifer e Cacique; Gustavo Vieira e Alisson Oliveira. Jogaram também Evander, Eduardo Campos, Felipe Nogueira, Joaninha, William, Jefferson e Claudinho.
     A equipe Infantil, que ganhou a sua partida por 4 x 1 com golos de Thailan, Bill e Pipi (2), formou com Jardel, Davi, Walter, Cleiton e Raphael; Thailan, Mateus, Pipi e Tiago Fagundes; Cristian e Bill. Jogaram também Felipe Nogueira, Billy Jones e Gustavo Vieira.
    
     Para finalizar a jornada esportiva deste fim de semana as equipes de Futsal dos "Amigos do NCA" e dos Professores do Show de Gols se enfrentarnam uma emociante partida que terminou com a vitória dos locais por 15 x 13. A equipe dos "Amigos do NCA" jogou com Miro, Nêne, Flavio, Rudimar e Charles. Entraram também durante o jogo: André, Alemão e Erion.

     Depois deste jogos, a Diretoria do Núcleo dos Colorados de Arambaré - NCA ofereceu um delicioso galeto para toda a delegação guaibense. A equipe responsável pelo almoço esteve formada por Tóia, Zé Luiz, Jóia e Erion.

     Durante o almoço as direções das duas Escolinhas já alinhavaram o intercâmbio para o próximo ano.

Texto de Rogeris Luiz Mossmann.


NCA REALIZA TORNEIO DE VERÃO NA ESCOLINHA DE FUTEBOL

No domingo, dia 04 de dezembro, os alunos da Escolinha de Futebol no Núcleo dos Colorados de Arambaré - NCA participaram do TORNEIO DE VERÃO promovido para encerrar o ano letivo da preparação física e atlética desenvolvida com êxito pelo Professor Fabiano Garcia Muniz durante o ano de 2011.
Os alunos presentes foram divididos em cinco equipes que levavam o nome dos clubes rebaixados ou em vias de rebaixamento no Campeonato Brasileiro de Futebol deste ano: América MG, Atlético PR, Avaí SC, Cruzeiro MG e Ceará. O goleiros titulares do NCA Jardel e Evander jogaram todas as partidas, ora defendendo um clube ora defendendo outro..
As equipes formaram com: América MG: Tailan, Silvinho, Vitor, Marquinhos, Albino e Jackson; Atlético PR: Valter, Cássio, Felipe Gonçalves, Joaninha, Manoel e Gustavo; Avaí SC: Tiago Machado, Filipi, Allison Oliveira, Arthur, Hiuri e Yuri; Cruzeiro MG: Alexandre, Raphael, William, Claudinho, Tiaguinho e Mikael e Ceará: Adriel, Felipe Nogueira, Tallifer, Eduardo Costa, Touro e Taylor Guedes.
Os resultados foram os seguintes:
América MG 0 x 3 Atlético PR
Avaí SC 1 x 0 Cruzeiro
Ceará 0 x 0 América MG
Atlético PR 0 x 2 Avaí SC
Cruzeiro MG 0 x 1 Ceará
América MG 2 x 0 Avaí SC
Ceará 0 x 0 Atlético PR
Cruzeiro MG 1 x 0 América MG
Avaí SC 0 x 1 Ceará
Atlético PR 0 x 1 Cruzeiro MG
Com estes resultados a equipe do Avaí SC desclassificou a equipe do Cruzeiro MG pelo critério de maior número de golos marcados e se classificou em segundo lugar. A equipe do Ceará, com o maior número de pontos obtidos, ficou em primeiro.
A partida final entre Ceará e Avaí SC terminou empatada ém 1 x 1 e na decisão por pênaltes a vitória foi do Ceará por 3 x 1. Ceará Campeão.
Todos os alunos que jogaram receberam medalhas de participação. O aluno Evander recebeu ainda a medalha de Goleiro menos vasado. E os alunos Tago Machado, Alisson Oliveira e Felipe Nogueira receberam a medalha de Goleadores.
Texto de Rogeris Luiz Mossmann.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ANIVERSARIANTES DE DEZEMBRO DE 2011.



Os Associados do Núcleo dos Colorados de Arambaré - NCA que estão de aniversário em dezembro de 2011 são:

- dia 01 - Elisangela Barbosa Tech
- dia 01 - Márcia Gonçalves Londero
- dia 01 - Silvana Silva da Silva
- dia 03 - João Paulo Lopes Hofstatter
- dia 04 - Jorge Geremias Vargas de Oliveira
- dia 14 - Joel Pereira Gonçalves
- dia 30 - Denílson Scherer Vieira

Já os alunos da Escolinha de Futebol do NCA que estão de aniversário em dezembro de 2011 são:

- dia 01 - Wueguer Subtil Rodrigues
- dia 05 - Taylor Guilherme Guedes Vaz
- dia 13 - Rafaela Dias Silveira
- dia 17 - Gabriel Breuer Pires
- dia 19 - Albino Bruno Westphal Souza
- dia 22 - Fabício Fagundes Rodrigues
- dia 23 - Marla Bordin de Abreu
- dia 27 - Cleiton Oliveira Rodrigues
- dia 28 - Jardel Barbosa dos Santos

Postado por Rogeris Luiz Mossmann