Estimulados pelo Cônsul do Sport Club Internacional na cidade, Senhor Sergio Pereira Gonçalves, vinte e um (21) torcedores colorados reuniram-se, em 04 de abril de 2006, para fundar o NÚCLEO DOS COLORADOS DE ARAMBARÉ – NCA.
Os objetivos iniciais da entidade eram de apenas valorizar o Sport Club Internacional em nossa cidade, desenvolvendo unicamente as atividades de torcedor.
Mas, já nas primeiras reuniões para formatar os estatutos de Núcleo, os associados fundadores e outros simpatizantes que logo se agregaram decidiram que o trabalho pela comunidade deveria ser a sua meta maior. Não interessando mais a cor clubística. Assim como também não interessaria a raça, a cor, o gênero ou a religião da pessoa atendida pelo trabalho voluntário do NCA.
Surgiu daí uma associação que, apesar de dirigida por colorados, trabalha para o bem de toda a coletividade de Arambaré. Trabalho este reconhecido por todos e, por isso, é hoje a única instituição local a receber o título de “Entidade de Utilidade Pública” pela lei 1292/2009.
Hoje, fruto da sua atuação junto à comunidade de Arambaré, tem seu registro (nº 312858/2010) junto à Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul como Entidade Civil habilitada ao recebimento de auxílio do Estado.
O NCA está também cadastrado no Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme Proc. MJ nº 8001.011626/2009-90, sendo a primeira OSCIP reconhecida para a cidade de Arambaré.
Os dois Projetos mais conhecidos da atividade do NCA são o “Meu Mundo em uma Bola” com seu trabalho na Escolinha de Futebol e o “Reciclando o Óleo de Cozinha” que já recolheu mais de dois mil litros de óleo que seriam jogados no lixo ou no solo poluindo o meio ambiente.
Tudo o que o Núcleo dos Colorados de Arambaré – NCA é hoje se deve a um pequeno grupo que o dirige, mas principalmente pelo apoio, a participação e o respeito de toda a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário